domingo, 30 de dezembro de 2012

BOM ANO DE 2013




Esta história remonta ao ano de 1982. Mais precisamente ao dia 31 do ano de 1982.

 

Era uma vez um guardanapo.

Era a primeira vez que se encontrava numa mesa pronto a ser utilizado e estava muito nervoso!

De repente, lágrimas começaram a verter do seu rosto frágil…

Não percebia o porquê da sua existência. Daqui a momentos seria jogado fora e de nada teria valido existir.

Foi então que o copo da água interveio.

- Ó guardanapo. Não deverias questionar a tua existência amigo. Todos nós existimos por um motivo e todos nós somos importantes e temos significado.

- Isso és tu que és utilizado várias vezes. Tu és lavado e terás oportunidade de fazer parte desta mesa durante vários anos. Eu não!

- Não deves pensar assim meu amigo. Sabes… os besouros-de-maio vivem apenas 24 horas. Achas que a vida deles é inútil ou triste? Não é! É uma vida repleta de cor, vida, alegria e magia. E os besouros não são os únicos insectos que vivem apenas 24 horas. Estes pertencem a um grupo denominado de efemeróptero. Tem lógica, dada a sua efemeridade. Amigo. Não devemos desvalorizar a vida que temos. As coisas são como são. Tu és um guardanapo e deves cumprir o teu objectivo.

- Mas eu nem sequer sei qual o meu objectivo. Eu sou tão inútil!

- Ouve. Já pensaste que eu não vou ser utilizado nesta noite? Pois é. Eu pertenço ao conjunto do Miguel sabes? Já o conheço e sei bem que ele não vai beber água esta noite. Estou aqui apenas para compor a mesa. E achas que me importo? Vou ter oportunidade de vivenciar com a minha família e amigos uma nova experiência e isso é sempre importante. São momentos…. E a vida é feita de momentos.

- Hum… talvez tenhas razão. Vou poder estar com todos vocês uma noite inteira. Que mais posso querer, não é? Está bem! Vamo-nos divertir!

As pessoas começaram a aproximar-se da mesa e a sentar-se. O conjunto do guardanapo pertencia a uma menina. Ele estranhou porque ela não tinha cabelo, mas o copo da água contou-lhe que após dois anos de luta, estava em recuperação de uma leucemia. Ele encheu-se de orgulho por ser o guardanapo de uma rapariga tão corajosa e lutadora!

Durante toda a noite, foi utilizado várias vezes e aninhado no colo da menina após cada utilização. Que momento mágico estava a viver! Como podia ter questionado a sua existência e utilidade? Durante aquela noite pôde comungar de um momento de esperança e alegria pelo ano que se aproximava.

No final da noite foi jogado fora, mas estava tão feliz! Sentia-se com o seu objectivo atingido. Fora acarinhado durante toda a noite e fora útil para alguém.

Pouco depois, a porta do caixote do lixo foi aberta novamente e ficou surpreendido com o que foi colocado no seu interior junto a si.

O copo da água partira-se durante a arrumação da mesa!

O guardanapo pensou então: ainda bem que o copo da água aproveitava todos os momentos como se fossem os últimos! Ainda bem que não perdera a sua vida a lamuriar-se. Ainda bem que ele sabia viver!

Isto é o que todos nós deveríamos fazer!

Uns queixam-se de suas vidas, outros aproveitam-nas ao máximo. Quem será mais feliz?

 Não importa o tempo que vivemos ou o final que teremos. O importante é como vivemos!!

Sejamos todos o copo da água.

 

Um Bom Ano de 2013 para todos!


3 comentários:

  1. linda liçao de vida moça,nao è facil,mas todos deveriamos agir como o copo de agua....beijo e bom ano com saude e tudo o que mais desejas,junto de quem amas e te amam(eu sou uma delas)

    ResponderExcluir
  2. SONINHA,

    que conto mais fofo.
    Gostei muito.
    (Nota: Na 1ª. linha falta o mês do ano....EDITA)
    Quem aproveita a vida é sem dúvida mais feliz...mas que seja um aproveitamento correcto!...

    Tem um BOM ANO NOVO e que os teus sonhos se tornem realidade.

    Beijinhus de carinho, minha querida AMIGA ;)**

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a ambos as palavras e desejos. Um Bom Ano.

    Beijos

    ResponderExcluir